31 de outubro de 2011

Internet - Terra de Ninguém?

do google


É impressionante como na internet, aquilo que você posta vira domínio público na velocidade da luz.
Hoje de manhã, acordei e fui abrir minhas redes sociais... me lembrei que, além de Halloween era também o Dia da Reforma Protestante... inspirada escrevi o seguinte texto em meu status no Facebook: 

"Halloween??? Não, não... hoje, 31 de Outubro, é dia da Reforma Protestante!!! Foi em 31 de Outubro de 1517 que Martinho Lutero publicou suas 95 teses que mudaram os rumos do cristianismo! Hoje, 494 anos depois, precisamos olhar para o que fez com que Lutero se indignasse, e ter dentro de nós o mesmo sentimento que houve nele! Fé não é comércio, igreja não é shopping center, pastor não é empresário e bênção não se compra... voltemos as raízes..."

Muitas pessoas curtiram e compartilharam. Copiaram em seus perfis dando os devidos créditos (muito obrigado por isso!), mas qual não foi a minha surpresa quando já no mesmo dia, a noite, vi meu texto em vários outro perfis, alguns de pessoas desconhecidas, sem créditos, "rodando" por aí como se fosse um dito popular, ou para os mais desavisados, autoria da própria pessoa que o postou em seu perfil. 

Quantas vezes isso acontece? Frases retiradas de livros, de blogs, de perfis circulando pela web sem ao menos citar a origem... no "mundo real" isso se chama "violação dos direitos autorais"... e no mundo virtual? Quem controla isso? 
Me sinto feliz de saber que meu texto foi tão bem aceito, mas triste, por saber que algumas pessoas não têm conhecimento de como compartilhar corretamente... 

Gostou? Copiou? Dê os créditos ok???

Por hoje é só!

PS: como se não bastasse isso, hoje minha cunhada Danielle descobriu que as fotos de seus trabalhos estão sendo usadas por uma pessoa que vende fotolivros como se fossem de trabalhos dela... pessoa sem caráter!!! Dani, sou mais você! Talento não se copia!!!!

3 comentários:

  1. Obrigada Bru ! ainda não engoli essa história...me senti violada, lesada, usada...e tds os "adas" rsrsrs
    Muito feio isso, criatividade não dá pra adquirir, nem copiar, criatividade se tem ou não...

    ResponderExcluir
  2. Sério??? Que gente bocó... ah loco! Quando não sei de quem é a autoria e desconfio que não seja de quem postou... já coloco, "li e gostei", "li por aí" mas não me aproprio de nada, até pq tenho blog e sei o quanto é de mau gosto fazer isso, não dar os créditos.

    Mas nem esquenta... o que é seu, é seu, o que importa é que vc e a maioria sabe disso.


    A Dani tmb... talento não se copia!

    Pra galera de plantão, sem noção e criatividade, tente, invente, faça tudo diferente, ou dê créditos. (by me) kkk

    ResponderExcluir
  3. Muito triste isso, além de falta de personalidade é também falta de caráter!

    E Dani, meu conselho é criar um logo, uma marca d'agua, e sempre colocar nos seus trabalhos publicados na net, faço isso com meus trabalhos de personalização e fotografias, isso corta legal o barato dos plagiadores.

    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...