16 de agosto de 2010

14 Semanas de Gravidez...


O Bebê:

Da cabeça até o bumbum, seu bebê mede cerca de 9 centímetros de comprimento e pesa em torno de 45 gramas. O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer. 

Nesta fase, o feto consegue fazer os movimentos de agarrar, franzir as sobrancelhas, fazer caretas e ficar vesgo. Talvez saiba até chupar o dedo. Os pesquisadores acreditam que esses e outros movimentos correspondam ao desenvolvimento de impulsos no cérebro. 

Doce ou salgado? Seu futuro bebê já percebe a diferença entre os sabores do açúcar e do sal. É que, nesta semana, suas papilas gustativas começaram a funcionar.

Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.

A mamãe:

Provavelmente, você está se sentindo mais esperta e com mais vigor do que nos três primeiros meses de gestação. A maioria das mulheres considera o segundo trimestre de gravidez o mais fácil, já que fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. 

Se as tuas costas começaram a doer, você pode agradecer a outro hormônio, a relaxina. Ela faz jus ao nome, a relaxina relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a sua pélvis e as articulações em seu quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Tem ação importante no útero para que ele se distenda, a medida em que o bebê cresce.A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana, e permanece em seu sistema depois bebé nascer caindo rápidamente os seus níveis.

Se, nesta semana, você estiver sentindo um pouco de contrações ou sensações que seu corpo está se esticando, não entre em pânico. São seus ligamentos e seus órgãos em movimento para acomodar o seu bebê que não para de crescer. (Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o seu devido lugar logo após o bebê nascer.) O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.

É bem provável que, nesta semana, aquela calça de que você tanto gosta provavelmente não esteja mais servindo... Afinal, sua barriga não pára de crescer. Que tal incrementar o guarda-roupa e adotar o visual de gestante?

Fonte: Baby Center, Bebe.com.br, Saude.fok.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...