22 de agosto de 2011

Mãe também é gente!

(não quis publicar no blog da Manu porque acho que lá é um espaço de informações sobre ela... tipo um diário... o lugar dos meus pensamentos/ desabafos é aqui.)

Estou de saco cheio!
Cobranças, cobranças... quando você se torna mãe, vem junto no pacote, culpa e cobrança... incrível! 
Agora a moda é: mãe que é mãe tem parto normal, mãe que é mãe amamenta em livre demanda, está 24 horas a disposição do filho e não reclama, sai do trabalho pra se dedicar a maternidade, atende a todos os desejos do filho na hora e sempre com um sorriso no rosto! Super mãe não se cansa nunca, acha tudo lindo e maravilhoso... mães que não são assim não estão se dedicando de verdade... 
E os bebês? São seres que não sabem aonde estão e precisam de ser super protegidos de tudo e ter suas necessidades atendidas na hora, não podem chorar, não podem se frustrar para se tornarem adultos com o rei na barriga que acham que o mundo precisa tratá-los como sua mãe o tratava.

Ahhh cansei! Se isso é ser uma boa mãe, então eu não sou!!! Sou mãe de carne e osso, que não se sente culpada de deixar o bebê chorando enquanto termina o almoço, que perde a paciência quando o bebê está enjoado e não se contenta com nada... (sim, eu já gritei "Cala a boca Manuella!!"), que já teve vontade de amaldiçoar o dia em que decidiu engravidar, que já ficou com raiva quando o bebê acordou de madrugada ou antes do tempo da soneca e deixou o bebê resmungando no berço pedindo a Deus que ele voltasse a dormir e só foi lá ver quando ele realmente começou a chorar alto, que não aguentou o tranco da amamentação em livre demanda quando o bebê começou a querer mamar de meia em meia hora pela diminuição do leite e não conseguia dar conta dos afazeres domésticos e chegou no consultório da pediatra implorando por complemento, que acredita que criança "pega" manha sim, que tem que aprender seu lugar na família e na sociedade (afinal, a família já tinha sua dinâmica antes dela chegar), que acha que se a mãe quer trabalhar fora, e gosta disso, não é menos mãe por isso, nenhuma criança vai morrer porque vai precisar ir pra creche! Que acha que é de cedo que se molda o caráter, e que é desde os primeiros dias que se começa o aprendizado... 

Tenho o direito de ser "gente", sou mãe mas não deixei de ser humana!! E não admito mais me sentir culpada por ser assim!

Pronto, falei!

8 comentários:

  1. Posso falar... ops, uhuuuuu! :-)))))

    Passei por essas cobranças tmb, pior ainda, por pessoas que foram péssimas mães, diga-se de passagem, o povinho para se meter e não ajudar em porcaria nenhuma.

    Parto normal... baléla, sabe minha opinião, vivemos em pleno século 21, se a mulher não quer ou não pode ter parto normal, que faça cesárea.

    Amamentar... 100% a favor, até os 6 meses se possível claro, sim, é sacrificante, eu vivia puro osso e puro sono, mas consegui... mas depois disso, exagero, até pq nem alimenta mais o bebê LM, o que precisavam sugar já foi.

    Odeio mulherzinha que diz que não consegue fazer nada por causa de bebê... ah loco, santa frescura. Deixa bebê chorar, coloca no carrinho, bebê conforto, leva junto pro banheiro, para cozinha, coloca chupeta na boca... nunca fiquei sem fazer nada por causa dos meus filhos, e olha, que foram praticamente 2 bebês ao mesmo tempo.

    Cresceram felizes e saudáveis... entre carinhos e gritos, sim, mãe grita sim, e mto!

    Agora venham perguntar se sinto saudade... NÃO, sinto uma pequena nostalgia do tempo, pq cresceram mto rápido, mas já foi, aproveitei eles, mto bem, obrigada! Fiz o melhor que pude, ainda faço... mas foi na hora certa, hoje paciência zero com bebê... dos outros acho lindo, fofos... mas quem não dorme e precisa alimentar e trocar fraldas, são as mamães deles, (rsrs), enfim... eu tenho minha noite de sono maravilhosa, e merecida, pq já fiz minha parte... para mim, e para a sociedade, minha dose de extinto maternal foi bem saciada, ainda bem, criando dois filhos maravilhosos, e não crianças chatas, mimadas que dá vontade de torcer o pescoço.

    Bebê é humano, mini humano, mas ainda sim, gente como a gente, e para tal, precisa aprender, desde que nasce, seu lugar no mundo!

    Aquele abraço de sempre... e paciência, kkk.

    ResponderExcluir
  2. Lele, obrigado pelo comentário gigante! hehehe... e pelo apoio!!!
    Eu admiro muito quem consegue amamentar... tanto que já me culpei, achei que fui fraca por não conseguir... mas não deu mesmo e pronto! Hoje não tenho vergonha de dizer que não dei conta! No início eu tinha muito leite e ela mamava a cada 3 horas: beleza! Depois o leite diminuiu que ela mamava a cada meia hora!!
    As pessoas falam que a mãe tem que se dedicar exclusivamente ao bebê, mas como isso é possível na prática? Eu tinha um marido com uma rotina alucinante de trabalho/faculdade(rotina continua), uma casa todinha pra cuidar sozinha... tem como dar de mamar o dia todo assim? Tem como não deixar chorando um pouco? A mamadeira foi minha salvação, ela mamava e dormia, e eu cuidava da vida...
    acho q para esses padrões, eu não sou uma boa mãe mesmo... kkkk

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Quanto a essa parte: "que acha que se a mãe quer trabalhar fora, e gosta disso, não é menos mãe por isso, nenhuma criança vai morrer porque vai precisar ir pra creche!"

    Só acho que a mãe não deve esquecer que escola ensina, educa e mtas vezes serve como super babá (foi meu caso, já que não tinha nunca pessoas de confiança para deixá-los quando precisava)... mas NUNCA substituirá os valores que uma criança precisa aprender em casa e mto menos a mãe. Não tenho nada contra escolinha, pelo contrário, mesmo para mães que não trabalham fora, acho importante a criança começar a socializar cedo, e a mãe ter um tempo para ela, mas sou contra quem deixa de ser mãe, pq tem a creche... e esquece o papel importante que tem na vida do filho/bebê.

    ResponderExcluir
  4. Concordo!!!
    Educação vem de casa!
    A mãe trabalhar não é desculpa pra não educar!
    Só digo que acho que nem toda mãe pode ficar em casa... infelizmente na sociedade que vivemos poucas podem se dar ao luxo.. mas as que têm que ir, devem ir sem culpa!

    ResponderExcluir
  5. Bru... amamentar é mto cansativo, exaustivo, os bebês sugam tudo, literalmente.

    Eu acho que tive sorte, tinha mto leite e mta energia... talvez pela pouca idade, ou pela genética... pq minha irmã, mãe aos 40 anos, tmb amamentou até os 6 meses... já minha mãe, conta que detestava amamentar, colocou logo na mamadeira os filhos, rsrs.

    Só sei de uma coisa, não existe mágica em amamentar, é comum, é normal e principalmente cansativo. Esse papo de contato com o bebê, criar laços, como vc já disse outras vezes, até com a mamadeira cria laços, bebê quer se sentir seguro, antes de qualquer coisa, e a alimentação lhe dá segurança, isso que importa, seja LM ou LA, em ambos os momentos estão aconchegados no colo, momento mágico é esse, eles ali, no colo, não acha?!

    Acho engraçado essas mães que se dizem mamíferas... tentando resgatar algo que nunca existiu, poxa vida, antigamente eram a amas de leite que amamentavam os filhos das mulheres mais ricas.

    Ah loco, deviam resgatar os valores verdadeiros, familiares, não inventar bobagens para aparecerem.

    Educar sim, é o maior ato de amor, principalmente nos tempos que estamos hoje em dia, violentos e imorais.

    Bjo para vc... xuxua!

    ResponderExcluir
  6. O que mais me deixa irritada com esse papo de mamíferas, resgatar o passado é que as pessoas querem jogar no lixo tudo o que a ciência conquistou!
    No passado não existia LA, como faziam as mães que não conseguiam amamentar? Não faziam né? A criança morria! Vou deixar minha filha morrer de fome por que não quero da LA? E as mães que não conseguiam parir? Morria mãe e filho! Hj Graças a Deus temos a Cesárea! Viva a ciência!! Se fosse pra ser radical e viver como antigamente, ninguém dava vacina tb...

    Essas pessoas tb gostam muito de comparar com animais mamíferos, leoa, cachorra... mas não sabem que se um filhote é fraco e não sabe sugar o leite, a cachorra rejeita ele e deixa ele pra morrer! Falam que nunca falta leite pro bezerro! Lógico! A vaca recebe doses altíssimas de hormônios pra produzir leite, claro q não vai faltar!

    Agora tb virou moda detonar o leite de vaca...

    cada uma... rs... qual vai ser a próxima moda?

    ResponderExcluir
  7. Leite de vaca só faz mal se a pessoa tiver alergia a lactose, caso contrário... tem que aproveitar, pq os substitutos são horríveis, experiência própria... tentei de tudo me adaptar ao leite de soja e derivados, mas não consegui, é mto ruim.

    ResponderExcluir
  8. Bruna, aaaaammmeeeeiii!!!Concordo com cada vírgula.
    Eita mulher, como somos parecidas!
    aposto que as "super mães" lá do e-family te inspiraram pra escrever este post! hehehe
    bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...