2 de agosto de 2010

12 semanas de gravidez! Finalmente!!!


Estou grávida de 12 semanas completas, ou seja, estou na 13a semana (e quase no quarto mês). No final dessa semana vou fazer a Ultrassonografia com o exame de Translucência Nucal -- a medição de uma dobra específica na nuca do bebê e a verificação da presença do osso nasal --, para detectar sinais de problemas genéticos como a síndrome de Down.

No ultrassom realizado nessa fase, ainda não dá para determinar com certeza o sexo do bebê, mas o ultrassonografista pode arriscar um chute, pelo ângulo do apêndice genital -- mas a chance de acerto não passa de 80 por cento.

Será que terei um palpite???


Como o bebê está crescendo 


Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.
O feto se mexe se alguém cutuca a sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos dele. As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando.
O bebê adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.
O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, que você está entrando no segundo trimestre, acaba não tendo como fugir das roupas mais folgadas.


Como fica sua vida 


O seu útero está crescendo e, daqui para frente a sua gravidez estará cada vez mais óbvia. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar sua bexiga e as visitas ao banheiro vão diminuir um pouco. Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará tão grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga. O mal estar matinal já está sob controle e você já se sente menos cansada. Também deve estar mais aliviada porque o risco de aborto espontâneo agora diminui drasticamente.


Rumo ao 2º Trimestre!!!! Graças a Deus!!!!

2 comentários:

  1. Falei para o Denis que vcs têm cara de pais de menina, pela delicadeza do casal e tal... mas falavam isso para mim tmb e não funcionou, inclusive que minha barriga tinha formato de barriga de quem estava esperando menina e tal... mas no fundo eu sabia que eram meninos, sei lá, acho que se tive 1/2 dúzia de filhos seriam todos meninos, rsrs.

    Bem... seja o que for, já é, só falta confirmar.

    Bjo e um 2º trimestre cheio de saúde e paz.

    :)

    ResponderExcluir
  2. muita gente tem falado q a gente tem cara de pais de menina... o Denis iria adorar! Ele torce por uma menininha! rsrs...
    mas é claaaro q se for um meninão a gente vai amar! Que venha o que tiver que ser!!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...